A série teve cenas gravadas em stockshot no Deserto do Chile e em cidades do Canadá, como Cache Creek e Kamloopscom muitas. Houveram cenas no Rio Grande do Norte e em outras cidades fora de São Paulo, como Diamantina, em Minas Gerais.
Alguns atores foram recém-saídos da oficina de atores da Record. Eles tiveram que aprender hebraico e a fazer pães, além de costumes da época da Bíblia e táticas de guerra. A série custou 25 milhões de reais.
A escola de atores elegeu: Élder Gatelly, que já participou de Por Toda a Minha Vida, interpretando o cabeleleiro Nélson Lima e também na novela Negócio da China, como o lutador Jasão e viverá Abiatar na série. Também foram elegidos Júlia Fajardo e Daniel Bouzas, que viverão, respectivamente, Tamar e Itai.
Haverá muitos figurantes e muitos efeitos especiais, algo que vem sido investido desde a novela da emissora Mutantes, como a cena em que Davi luta com um urso e a cena da luta contra Golias.
O enredo será baseado em I Samuel e II Samuel. Mostrará a vida de Davi, um pastor de ovelhas filho de Jessé, e que é muito invejado por outras pessoas. Saul, seu principal inimigo, quer matá-lo. Saul é morto em batalha e Davi assume o trono de Israel, mas mesmo assim terá inimigos e acontecerá muitas outras coisas com ele.