10 assuntos da atualidade que podem cair no Enem


Alterações climáticas

Arruda explica que perguntas envolvendo as mudanças climáticas no planeta sempre aparecem. Então vale a pena relembrar os fenômenos causadores do El Niño e do aquecimento global e quais são seus impactos no meio ambiente. Também devem ser estudadas as ações diretas do homem sobre a natureza, como o desmatamento e a extinção de espécies. 
 

Movimentos migratórios

Com a vinda de haitianos, latino-americanos e africanos para trabalhar no Brasil, Arruda acredita que esse tema possa cair em questões que envolvem geografia ou história. Também deve ser levada em consideração a migração entre os Estados brasileiros, e o estudante deve prestar atenção no impacto social e econômico desses movimentos no Brasil. 
 

Doenças epidêmicas

Com o surto do vírus Ebola na África, as doenças epidêmicas podem aparecer em questões que abordem desde as características do vírus até as diferenças na definição de endemia, epidemia e pandemia. A primeira atinge diversas pessoas de uma região específica. Já epidemia é quando um vírus se espalha facilmente entre diversas regiões. E pandemia é quando a doença aumenta suas proporções de contágio, podendo se espalhar por outros continentes. Arruda lembra que mesmo que o Ebola esteja em evidência, outras doenças como malária e a aids continuam sendo problemas centrais na saúde mundial e podem estar na prova.
 

Conflitos no Oriente Médio

A guerra entre Palestina (foto) e Israel e os conflitos na Síria podem aparecer nas questões de diversas formas, tanto abordando sua origem histórica e localização geográfica, quanto a situação atual dos enfrentamentos. Por isso, o candidato deve estar atento ao noticiário e dar uma olhadinha no mapa para situar os territórios.

50 anos do Golpe Militar no Brasil

Para o professor Caus, é muito provável que o período militar, iniciado com o Golpe de 1964, esteja na prova. Os estudantes devem ficar atentos para as grandes obras construídas na época, como a Transamazônica e Itaipu, e o impacto ambiental gerado. “Eles gostam muito de utilizar músicas e poesias, então podemos contar com algo do Tropicalismo e músicas de protesto”, explica o professor.

Manifestações populares

Os protestos de junho de 2013 que começaram pedindo melhoras no transporte público, tomaram conta de outras cidades brasileiras e se tornaram um movimento plural, com diferentes reivindicações. Segundo Caus, na prova, podem ser exploradas a maior conscientização e participação política, principalmente dos jovens. Também podem aparecer questões sobre conceitos da defesa da liberdade e democracia.

Aniversário de grandes guerras

Segundo Guibur, as provas tendem a trazer assuntos que citam épocas com datas "redondas". Nesse sentido, dois acontecimentos merecem atenção: o centenário da Primeira Guerra Mundial (foto) e os 75 anos da Segunda Guerra. A prova pode abordar o contexto internacional que levou à primeira guerra, explorar um ponto específico de um dos eventos ou a localização de um conflito.

25 anos da queda do Muro de Berlim

Outro acontecimento histórico que pode ser explorado na prova são os 25 anos da queda do Muro de Berlim. Todas as transformações pelas quais o mundo e, particularmente, o bloco socialista passaram no início dos anos 1990 podem aparecer em questões relacionadas a história ou geografia.


Mobilidade urbana

Motivo do início das manifestações populares em 2013, a mobilidade urbana também pode aparecer nas questões do Enem. Podem ser abordadas desde as características dos meios públicos de locomoção até a questão das ciclovias e a inclusão da bicicleta no dia a dia do trânsito.
Fonte: MSN