Bochechar com enxaguatório bucal mais que 2X ao dia pode lhe dar câncer, dizem especialistas


Um alerta foi emitido no Reino Unido sobre os perigos do uso dos famosos enxaguantes bucais usados por milhões de pessoas diariamente.
O risco foi apontado após pesquisas e intensas investigações sobre o uso do produto em toda a Europa serem concluídas.
O pesquisador Dr. David Conway, da Universidade de Glasgow, disse: “Nós descobrimos que o uso de anti-séptico bucal de forma excessiva – três ou mais vezes por dia – aumenta o risco de ter câncer”.
Ele prossegue: “É comum que fumantes e alcoólatras usem esses produtos regularmente para esconder o cheiro produzido pelo consumo dessas drogas e eles não devem usar esses produtos em excesso. Existem ocasiões específicas para um dentista prescrever a um paciência o uso desses enxaguatórios”.
Segundo a pesquisa, nenhum risco foi encontrado se as pessoas usam o produto apenas duas vezes ao dia.Tabagismo e alcoolismo são também fatores de risco para o câncer de boca. Todos os anos, mais de 5.000 casos são diagnosticados só no Reino Unido, ocasionando 1.600 mortes.
Fumantes têm que manter a atenção redobrada porque o álcool facilita a penetração da nicotina na mucosa da boca. Ele também estimula a produção de acetaldeído, substância cancerígena que pode se acumular nas estruturas bucais.
Ao total, 1.962 pacientes com câncer de boca ou garganta foram estudados, além de 1.993 pessoas sem doenças, com a colaboração de 13 universidades de 9 países.
A pesquisa, considerada importante como um alerta mundial, foi publicada na respeitada revista Oral Oncology.
No ano de 2009, outra pesquisa publicada na revista Australian Dental Journal, mostrou que fumantes que usam enxaguantes bucais tem 9X mais chances de desenvolver câncer de boca.
Os pesquisadores disseram que os dentistas não devem recomendar que seus pacientes usem enxaguantes bucais com álcool a longo prazo. Só no Reino Unido, 55% da população usam o produto diariamente.
Do Jornal Ciência