Sobe para 22 o número de mortos em terremoto na Indonésia


Pelo menos 22 pessoas morreram e centenas ficaram feridas pelo terremoto de magnitude 6,1 que abalou o norte da ilha de Sumatra, na Indonésia, na terça-feira (2), informaram as autoridades do país.
As equipes de resgate continuam trabalhando na busca por desaparecidos, confirmou o porta-voz da   

Agência de Gestão de Desastres da Indonésia, Sutopo Purwo, que acrescentou que 12 pessoas morreram na cidade de Bener Meriah e outras dez no distrito de Aceh central.
"Cerca de 1.500 edifícios ficaram danificados com o tremor, incluindo casas particulares, mesquitas e edifícios governamentais, assim como várias estradas", disse Purwo.

O porta-voz da agência afirmou que foram disponibilizados meios aéreos e militares para fornecer assistência às vítimas do terremoto.

Purwo acrescentou que "as pessoas entraram em pânico e deixaram suas casas durante o terremoto".
A Agência de Gestão de Desastres da Indonésia informou que pelo menos 210 pessoas foram levadas para os hospitais por diversas lesões e várias edificações estão comprometidas.
O Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), que monitora a atividade sísmica mundial, divulgou que o epicentro do terremoto foi localizado a 10 km de profundidade na região de Aceh, na ilha de Sumatra.

A Indonésia está localizada no chamado "Anel de Fogo do Pacifico", uma região de grande atividade sísmica e vulcânica onde ocorrem todos os anos mais de 7 mil terremotos, a maioria moderados.
Em 2004, um forte terremoto no norte de Sumatra gerou o tsunami que matou mais de 226 mil pessoas em vários países banhados pelas águas do Oceano Índico.

Fonte:  http://g1.globo.com/mundo/noticia/