14 de Nisã - Comemoração da Morte de Cristo


A Comemoração da Morte de Cristo, é a única data comemorativa do grupo religioso Testemunhas de Jeová. Segundo eles é a data estabelecida pelo proprio Jesus Cristo para que seus seguidores celebrassem sua morte, baseado no que está escrito na Bíblia no evangelho de Lucas 22:14 a 20.

Apropriadamente, calcula-se a data da celebração da Comemoração pelo método usado pelos judeus naquele tempo para saber a data da Páscoa. Eles iniciavam o mês de nisã quando podiam ver pela primeira vez a lua nova mais próxima do equinócio da primavera (do hemisfério setentrional). A páscoa ocorria quatorze dias mais tarde. Sendo assim, 14 de Nisã, este ano equivale ao dia 26 de março de 2013, geralmente, noite de lua cheia, aqui em nossa região.

As Testemunhas entendem que a Páscoa comemorada pelos antigos judeus, simbolizava a libertação daquele povo do Egito, e que foi substituida por uma nova celebração ( um novo pacto ) instituido por Jesus. 

Outro aspecto rejeitado pelas TJs, é a inclusão do que eles chamam de elementos pagãos, na Páscoa moderna, a exemplo do coelho, ovos de chocolates, entre outros componentes que ao longo dos tempos foram inseridos, mas que não tem menção biblica que os antigos judeus, ou que o cristãos primitivos fizessem uso de tais elementos.

Portanto, hoje é o dia em que milhares de Testemunhas de Jeová, espalhadas em mais 200 paises, comemoram a morte de Jesus Cristo, em seus Salões do Reino, juntamente com outros estudantes da biblia e convidados.